Fotos, comentários, crônicas, entrevistas e demais ocorrências das peladas dos servidores da UFABC

.

Visitantes online


quarta-feira, 28 de abril de 2010

Analogia entre o futebol de rua e nossa peladinha de sábado













Regras para uma boa partida de Futebol de Rua:

1. A BOLA
A bola pode ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia ou a merendeira do irmão menor.
2. O GOL
O gol pode ser feito com o que estiver à mão: tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, chinelos, os livros da escola e até o seu irmão menor.
3. O CAMPO
O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e, nos clássicos, o quarteirão inteiro.
4. DURAÇÃO DO JOGO
O jogo normalmente vira 5 e termina 10, pode durar até a mãe do dono da bola chamar ou escurecer. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.
5. FORMAÇÃO DOS TIMES
Varia de 3 a 70 jogadores de cada lado.
Ruim vai para o gol.
Perneta joga na ponta, esquerda ou direita, dependendo da perna que faltar.
De óculos é meia-armador, para evitar os choques. Gordo é beque.
6. O JUIZ
Não tem juiz.
7. AS INTERRUPÇÕES
No futebol de rua, a partida só pode ser paralisada em 3 eventualidades:
a) Se a bola entrar por uma janela. Neste caso os jogadores devem esperar 10 minutos pela devolução voluntária da bola. Se isso não ocorrer, os jogadores devem designar voluntários para bater na porta da casa e solicitar a devolução, primeiro com bons modos e depois com ameaças de depredação.
b) Quando passar na rua qualquer garota gostosa.
c) Quando passarem veículos pesados. De ônibus para cima. Bicicletas e Fusquinhas podem ser chutados junto com a bola e, se entrar, é Gol.
8. AS SUBSTITUIÇÕES
São permitidas substituições no caso de um jogador ser carregado para casa pela orelha para fazer lição ou em caso de atropelamento.
9. AS PENALIDADES
A única falta prevista nas regras do futebol de rua é atirar o adversário dentro do bueiro.
10. A JUSTIÇA ESPORTIVA
Os casos de litígio serão resolvidos na porrada.

Texto encaminhado ao blog pelo atleta Ivan Fiorelli (Secretaria Geral)

segunda-feira, 26 de abril de 2010

NTI MARCA PRESENÇA NA 2ª PELADA

Em pé: Ariel, Miro (destaque da PROGRAD, defendeu todas e ainda fez gol até como goleiro), Egon e Celso. Agachados: Fernando, Marcelinho, Adelson e Renato.

Sai Adelson e entra Thiago, o homem gol (Vencedor do concurso gol de ouro)

O NTI se prepara para surpreender a PROGRAD. O Ariel se destaca pela altura e pela infiltração no time "inimigo".

A bola rola e os craques marcam muitos gols...Perdemos a conta.

Hora da água e da confraternização. O Ioshua chegou atrasado, mas fechou a defesa da PROGRAD. Todo o pessoal está de parabéns.



quinta-feira, 22 de abril de 2010

NOSSA NOVA BOLA


Para os fominhas de bola, essa é a pelota para o jogo do sábado (24/04/2010). Aos pernas-de-pau recomendamos o máximo de cuidado para não maltratarem a bichinha. Nos encontraremos lá.

CONCURSO GOL DE OURO: Quem marcar o primeiro gol com a nova bola estampará*, para sempre, seu "retrato" na Galeria da Fama.
(*) Sendo o atleta "fraco de feição", nos reservamos o direito de não publicar sua foto visando preservar o alto padrão estético do nosso blog.

terça-feira, 20 de abril de 2010

E A BOLA ROLOU...

Em pé: Edson, Thiago, Jonas, Clauber e Carlão. Agachados: Marcelinho, Ivan e Fernando.

Estreamos o nosso futsal no sábado (17/04/2010), com a participação de 11 atletas (Adelson, Thiago, Ivan, Egon, Clauber, Fernando, Carlão, Ariel, Marcelinho, Jonas e Edson). O evento foi marcado pela integração, descontração e, é claro, por muitos gols.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos à Renata Coelho (Chefe da Divisão Acadêmica), Christian e Guilherme (Prefeitura Universitária) e ao Fernando (Estagiário e dono da bola, motivo pelo qual jogou) por tornarem possível toda a mobilização para a concretização da nossa pelada.

SHOW DO INTERVALO
No começo, todo mundo faz pose de jogador e sobra energia


Não demora, e as cãimbras só são aliviadas pelas mãos mágicas do Mestre Jonas (Massagista ayurvédico). Mesmo bichado, Edson (o corpo estendido no chão) marcou o primeiro gol do dia, com a assitência genial do Clauber.

Um intervalo para beber água, encontrar resquícios de oxigênio e receber instruções do coach Thiago ("Tem que chutar a bola; e não a perna do adversário, entendeu, Carlão?"..."Sim, professor!").